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CIBERGESTÃO - CONCEITO DOS SERVIÇOS

Como demonstram estudos realizados no cenário corporativo implicado redes sociais, o ambiente virtual mantém e reproduz a cultura existente no contexto real.

Neste sentido, para a utilização de uma rede social ou comunidade virtual que pretenda tornar-se uma comunidade de fato e usufruir dos benefícios que ela comporta, é de vital importância a presença de uma nova figura profissional gestora destas atividades: o Cibergestor (*).

O Cibergestor é um profissional com conhecimento do comportamento humano, dos paradigmas da comunicação e da complexidade das inter-relações humanas no âmbito pessoal e profissional. Desempenha uma mediação atenta da comunicação e das relações no ambiente virtual, de forma sensível às manifestações emocionais entre os membros, ao compartilhamento da comunicação e principalmente ao desenvolvimento de sentimento de pertença entre os participantes.

Realiza a mediação, incentivando os comportamentos positivos dentro da comunidade, visando fortalecer o sentimento de pertença e propiciar o convívio baseado na ética e na cidadania. Ainda é de sua competência elaborar relatórios periódicos, com embasamento teórico sempre atualizado, sobre o andamento da comunidade e fornecer soluções criativas para o alcance de melhorias e de novas iniciativas.

Representa a presença constante da empresa dentro da comunidade corporativa.

(*) Nota: O termo “Cibergestor” foi criado na pesquisa “Estudo de caso sobre uma comunidade virtual corporativa”; Eixo Temático: Trabalho (psicologia organizacional), por sua autora: Sandra Cristine Machado

DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS DE CIBERGESTÃO

Os serviços de Cibergestão consistem na administração proativa da comunicação e informação, presentes em todos os setores de uma Rede Social Corporativa. Este serviço deve incluir:

- Analisar periodicamente dos objetivos de comunicação junto ao responsável (administrativo) da
Rede Social Corporativa.

- Definir a estratégia de comunicação daquela comunidade.

- Sugerir, de forma proativa, ações para o melhoramento ou direcionamento da comunicação.

- Atuar na estratégia de comunicação incluindo:

FÓRUM

- Sugestão para criação de fóruns;
- Criação conceitual do Fórum;
- Lançamento do Fórum;
- Abertura do Fórum;
- Mediação da comunicação do Fórum;
- Fechamento do Fórum;
- Relatórios sobre o Fórum realizado.

MURAIS
- Análise da comunicação;
- Mediação da comunicação;
- Relatório de comunicação.

ENQUETES
- Análise das necessidades de enquete junto ao responsável da Rede;
- Publicação das enquetes;
- Relatórios sobre as enquetes.

AMBIENTES
- Análise da comunicação em cada ambiente da Rede (se houver);
- Sugestão de iniciativas para informação e comunicação em cada ambiente da Rede;
- Gestão do processo de desenvolvimento destas iniciativas.

CIBERGESTOR: PERFIL DO PROFISSIONAL

O perfil do profissional a ser contratado para esta função deverá ter as seguintes características:

- Graduação, preferivelmente nas áreas de psicologia, jornalismo, comunicação, ciências sociais,
sociologia ou relações públicas;
- Conhecimentos dos aplicativos de office;
- Conhecimento das ferramentas de rede;
- Habilidade de comunicação escrita;
- Habilidade na mediação de discussões;
- Capacidade analítica;
- Capacidade de síntese;
- Proatividade;
- Assertividade.

Este profissional deverá ser treinado e capacitado nos seguintes temas:

- No uso e na estrutura da RSC;
- Dinâmicas de comunicação em rede;
- Uso das ferramentas colaborativas em rede;
- Comunicação escrita;
- Técnicas de mediação.