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É SUCESSO ENTRE COLABORADORES DA AMIL

A Amilpar possui 25 mil colaboradores distribuídos no Brasil. Para aprimorar ainda mais a comunicação com esse público e compartilhar informações atualizadas, de forma ética, includente e aderente à governança corporativa, a empresa dispõe da AMILTOWN, Cidade Virtual desenvolvida pela Learnway. Considerada uma ferramenta estratégica, a AMILTOWN é uma rede social em que o colaborador encontra dados sobre a história da empresa, mas, principalmente, é um local que atua como um legado, reunindo virtualmente conquistas, história organizacional, perspectivas, cenários e estratégias de posicionamento mercadológico. “É também um espaço para o próprio colaborador interagir, postando fotos, momentos profissionais, fazendo algum curso, frases inspiradoras...”, diz Claudia Danienne Marchi, diretora de Recursos Humanos da Amil.

O início da Amiltown

Segundo Claudia, a dimensão da Amil e seus valores de transparência na comunicação e no engajamento de seus colaboradores em resultados e visão de futuro foram os fatores que determinaram a necessidade de implantar uma rede social corporativa na empresa. Após a realização de um benchmarking para conhecer os players de mercado, optaram pela Learnway. “O que nos chamou a atenção com relação à Learnway foi que, logo na primeira abordagem que tivemos, sentimos a diferença no atendimento pelo olhar muito voltado a entender a expectativa da Amil. E isso é uma característica que fascina na relação profissional, ouvir e antecipar demandas do cliente”, afirma.

Todo o projeto foi desenvolvido em parceria com a Promarket, house agency da Amil, tendo como peculiaridade o fato de a Cidade Virtual poder ter sido totalmente adequada ao DNA da Amil, uma característica do programa desenvolvido pela Learnway. Resultado disso é a imersão no mundo da Amil pela AMILTOWN reforçada pelos detalhes estéticos e visuais da ferramenta.

Em um primeiro momento, a equipe envolvida na implementa ção da rede social nutria uma expectativa de que a Cidade Virtual seria bem recebida pelos colaboradores. “Tínhamos essa sensibilidade e acertamos. As pessoas acessam, navegam, dão sugestões e é um espaço muito franco. Há o momento da crítica construtiva e também do feedback positivo. Acreditamos que realmente colaborou muito para os ideais que tínhamos inicialmente intencionado”, complementa Claudia.

Novas metas para a Amiltown

Para 2012, faz parte do projeto da Amil intensificar o conteúdo programático da AMILTOWN, especialmente voltado para o desenvolvimento. Tendo como premissa o reforço na mensagem institucional da empresa, utilizando imagens reais que permitam ao colaborador se sentir parte dela. “Estamos inserindo a navegação nas nossas unidades. Então, por exemplo, o colaborador que trabalha no Recife percebe de forma verídica a estrutura interna dos nossos hospitais, da nossa sede, sistemas médicos. Isso tudo porque disponibilizamos imagens reais para o colaborador, sem fronteiras ou dificuldades. A nossa intenção é sempre aproximar a equipe do mundo real”, explica Claudia.

O projeto também inclui aprimorar o escopo didático, oferecendo ao usuário uma maior variedade de conteúdos. A AMILTOWN já conta com uma série de livros, porém o objetivo é dar ainda mais musculatura à biblioteca da Cidade Virtual.

O cerne desse planejamento é aproximar cada vez mais o colaborador e que ele se sinta pertencido e familiarizado com as estratégias da Amil. Dispor da Cidade Virtual, na opinião de Cláudia, é o melhor caminho porque o usuário se sente parte integrante, opina, interage e se manifesta. Essa proatividade também movimenta o próprio perfil de atuação da Amil, que procura se modernizar e ter energia para acompanhar a velocidade do mundo virtual. Além disso, a empresa se dispõe a ouvir partindo do princípio de que as mensagens podem fazer parte do planejamento e se tornarem ações efetivas. “É importante que consigamos perceber que o que temos na AMILTOWN como insumo circulante de informação é matéria-prima para que a gente possa aperfeiçoar e propor para o colaborador cada vez mais, em um processo de melhoria contínua” explica. Para ela, a parceria com a Learnway possibilita essas e outras ações em virtude do seu comprometimento, agilidade e atendimento.

A chave do sucesso

Um bom planejamento resulta na eficiência da rede social corporativa. Por isso, Claudia aconselha às empresas que têm interesse em criar uma Cidade Virtual; tal qual a equipe Amil fez, estudar o seu público, as expectativas, os elementos de atratividade, isso para que a rede social não venha a ser um instrumento simplesmente tecnológico, mas que ela tenha vida e legitimidade para o usuário. Para isso, ela acredita que é preciso que a Cidade Virtual tenha a cara da empresa, com os prédios, a música, os detalhes de contextualização e, é claro, o conteúdo ético, sempre atualizado e valorativo. “Quando você tem oportunidade de planejar meticulosamente, ao executar, consegue a excelência almejada,” finaliza.

Parceria com a Learnway

Estamos muito felizes com o atendimento da Learnway, para a prontidão e a velocidade que demonstraram, e esperamos que a parceria perdure com sucesso nos próximos anos”, afirma Claudia. “Eu participo de uma série de palestras ao longo do ano. Como outros executivos de RH, sou convidada para compartilhar o case de RH da Amil. Quando eu vou falar sobre projetos diferenciados, tenho muito orgulho de falar da Learnway e obviamente da Amiltown. Espero que, em 2012, possamos continuar essa parceria satisfatória, esse atendimento e essa visão vanguardista da ferramenta”, finaliza.

 
 

Claudia Danienne Marchi, diretora de
Recursos Humanos da Amil.